Fatores Determinantes sobre a Síndrome Climatérica

Alguns fatores são determinantes da síndrome climatérica. Vamos conhecer?

É uma fase da evolução biológica da mulher na qual ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.
A menopausa é uma subfase do período do climatério e ocorre normalmente após o reconhecimento de 12 meses de amenorreia (sem menstruar).
A duração e intensidade da sín¬drome climatérica recebe influências das dimensões psicológica, social e espiritual da mulher, incluindo a autoimagem, o papel e as relações sociais e as expectativas e projetos de vida.
Em decorrência do quadro de hipoestrogenismo que se instala, surgem os sintomas característicos da síndrome climatérica que inclui os sintomas vasomotores, atrofia vaginal, disfunções sexuais, sintomas urinários, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e osteoporose. Fatores biopsicossociais podem determinar a ocorrência de alterações de humor, exteriorizadas por irritabilidade, nervosismo, depressão e ansiedade.
Além da deficiência estrogênica a gênese da sintomatologia climatérica, tem estreita relação com o processo de envelhecimento e a dinâmica psicológica, dependente da estrutura da personalidade e do ambiente sociocultural, que condicionam manifestações neurogênicas (ondas de calor, sudorese, calafrios, palpitações, cefaléia, tonturas, parestesia, insônia, perda de memória e fadiga) e psicogênicas.
Outros fatores podem agravar o estado físico e emocional das mulheres que enfrentam o período do climatério, tais como: condições de vida, história reprodutiva, carga de trabalho, hábitos alimentares, tendência a infec¬ções, assim como outros conflitos socioeconômicos, culturais e espirituais.

Nesse contexto, é necessário, além de prescrever tratamentos, CONHECER AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE OCORREM NA VIDA DA MULHER para que possamos elaborar estratégias eficazes para amenizar estes sintomas com o intuito de melhorar o bem estar e a qualidade de vida da mulher no climatério, contemplando-a como um ser único, dotado de dimensões biopsicossociais e espirituais.

#medicinaintegrativa #vidaesaúde #qualidadedevida #novoshábitos #longevidadesaudável #mudança #autoestima #prevenção #saúde #medicina #ortomolecular #ginecologiaintegrativa

Fatores Determinantes sobre a Síndrome Climatérica

Artigos relacionados