Efeito Sanfona e seus riscos para a saúde

Algumas descobertas científicas vêm mostrando os motivos pelos quais é tão difícil manter o peso. Uma pesquisa australiana, por exemplo, provou que, logo após perderem peso, as pessoas apresentam alterações hormonais que aumentam o apetite, desaceleram o metabolismo e fazem com que o corpo elimine menos gordura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,6 bilhão pessoas estão obesas. Boa parte delas também é vítima de um fenômeno chamado “efeito sanfona”, que na medicina é denominado de “ciclismo de peso”: a pessoa engorda e emagrece ciclicamente, o que é normalmente consequência de dietas restritivas, uma prolongada privação de alimentos e nutrientes que, além de não garantir resultado duradouro, ainda causa diversos problemas para a saúde.

Os grandes culpados pelo efeito sanfona são os hormônios grelina e leptina, fabricados no estômago e responsáveis pelo apetite e pela sensação de saciedade. Se a produção de ambas não estiver regulada, será difícil emagrecer com saúde. Isso porque a primeira tem sua produção aumentada nos horários próximos às refeições, o que pode fazer com que se coma mais. E a segunda preserva a memória do peso e, em alta, pode levar à recuperação dos quilos perdidos.

Emagrecer e engordar ciclicamente causa sérios riscos à saúde. Enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão e colesterol elevado podem aparecer neste processo de engorda-emagrece. Por isso, não adianta fazer dietas radicais demais. Quanto mais radicais as dietas maior é a chance de ocorrer o efeito sanfona.

Está claro já que para manter o peso é preciso manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos, permanentemente, embora com menos rigidez do que no processo de emagrecimento. Quando a pessoa alcançar o peso ideal, não pode voltar aos hábitos que tinha antes de emagrecer. Ela não precisa fazer uma dieta restritiva, por exemplo, mas algum controle tem que fazer.

Para evitar o emagrece e engorda, é melhor perde peso com um cardápio equilibrado, com carboidrato complexo, proteína magra e gordura boa em todas as refeições; com orientação de profissionais qualificados que estão aptos a cuidar de você e da sua saúde. Pense sobre isso!

#ficaadica

Efeito Sanfona e seus riscos para a saúde

Artigos relacionados