COMO ESTÃO SEUS NÍVEIS DE VITAMINAS?

As vitaminas são compostos orgânicos que desempenham um papel crucial em inúmeras funções biológicas, incluindo a produção de energia, de hormônios e de estruturas celulares. Pertencentes a um grupo de nutrientes, mais precisamente aos micronutrientes, são de extrema importância para o normal funcionamento dos organismos. De forma bem ilustrativa, um corpo sem vitaminas seria como conduzir um carro sem óleo: a gasolina fornece o combustível para o movimento, mas sem óleo o carro não anda ou anda de forma deficiente.

As vitaminas não são produzidas pelo nosso próprio organismo e por isso precisamos consumi-las sempre, através da alimentação ou da suplementação vitamínica.  Nos tempos atuais, a medicina tem prestado muita atenção à falta de algumas vitaminas nas pessoas devido ao tipo de alimentação. A alimentação sofre um desregulamento constante devido à correria diária e à falta de opções corretas.

Porém, é preciso ter muito cuidado com as vitaminas, porque tanto os excessos como a falta podem causar sérias doenças, como anemia, cirrose, depressão, desordens autoimunes, enxaqueca, hipertensão ou mesmo infertilidade.

Atenção!!

Foi-se o tempo, no entanto, em que as pessoas colhiam a alface na horta e comiam em seguida. Ou quando carregavam um canivete no bolso para descascar a laranja recém-colhida no pé. Hoje, o alimento demora vários dias para chegar às nossas mesas, sendo transportado e armazenado durante dias. Nesse período, há uma perda nutricional considerável. Imaginemos, então, os produtos industrializados, que são processados e adicionados de conservantes, acidulantes e outros “antes”. Por isso, o ideal é abolir os enlatados e preferir os alimentos naturais e crus. Se formos cozinhar, devemos usar pouca água. As vitaminas são substâncias frágeis e podem ser facilmente destruídas pelo calor ou pela exposição ao ar.

No mercado existem diversos suplementos vitamínicos, mas o ideal é que se realize exames periódicos para detectar as deficiências do organismo antes de sair por aí ingerindo quantidades desnecessárias e às vezes até prejudiciais de vitaminas.

Cuide-se!

COMO ESTÃO SEUS NÍVEIS DE VITAMINAS?

Artigos relacionados